Paulo Jorge Mendes

Biografia

Porto, 1965.

Desenvolveu desde cedo o gosto pelo desenho. Frequentou a Escola de Artes Decorativas Soares dos Reis, sendo dessa altura os primeiros e toscos esforços em BD, que publica no fanzine Comicarte (onde assinava como Paulo Jorge) , com cuja estrutura associativa colaboraria na organização das primeiras edições do Salão de Banda Desenhada do Porto. Participaria em algumas publicações de efémera duração, como o Jornal de Ramalde ou o descabelado fanzine Düdü, que cria com dois amigos.

A vida profissional e outros interesses irão afastá-lo por algumas décadas do universo da BD, como desenhador e leitor.

Trabalhou como desenhador publicitário em listas telefónicas e como pintor de azulejaria, tendo de permeio experiências diversas como a ilustração de temática ferroviária, desenho de medalha e de ex-líbris e ainda a pintura em aguarela.

Em 2014, começou a praticar “urban sketching”, não tendo parado desde então e ao qual dedica actualmente boa parte do seu tempo expondo e publicando os trabalhos, orientando workshops e desenhando diariamente. O reencontro com a BD, desencadeado pela leitura de romances gráficos, foi como o acordar de um longo coma, reavivando o interesse, encantamento e a vontade de tornar a meter as mãos na massa – juntando uma série de ideias soltas, leva a efeito um exercício de retoma ao longo de ano e meio. O resultado é O Penteador, espécie de “desnovela gráfica”, conforme gosta de lhe chamar e, dois anos depois, Elviro, o seu segundo trabalho, ambos sob a chancela da editora Escorpião Azul. Este útimo rececebu o prémio da melhor obra nacional no Amadora BD em 2023.

Presentemente trabalha no seu próximo livro.

Cruzamentos

N/A

Links de Interesse

instagram Paulo J. Mendes

http://postalguarelas.blogspot.com


Actividade