Sendo o objectivo a criação de uma página net dedicada à BD Portuguesa, corporizada num repositório de informação (base de dados) abordando o período entre 1972 e a actualidade, a organização destes dados obedece à seguinte lógica:
Cada entrada na Cronologia corresponde a uma “acção” e cada acção é sempre objecto de uma ou mais Categorizações (ver categorias em Glossário).
Desta Categorização resulta uma possibilidade de consulta por cada categoria.
Cada acção é também objecto de uma Etiquetação. A começar pelo ano em que decorreu e, depois, pelo “actores” (individuais ou colectivos) que nela intervieram (autores, editores, críticos, editoras, instituições etc).
Da Etiquetação por ano resulta o lugar na Cronologia, da Etiquetação por “Actores” resulta uma nova base de dados secundária, o Quem é Quem.
A Cronologia está sempre organizada da “acção” mais antiga para a mais recente
O site pretende apresentar o máximo de informação possível sobre a Banda Desenhada Portuguesa, privilegiando a informação à opinião, embora esta possa não estar ausente dos horizontes de desenvolvimento do projecto, nomeadamente através da possibilidade de vir a acrescentar informação pertinente — resenhas críticas — aos objectos (obras) inventariados no site.
Glossário
Substantivo
- conjunto de termos de uma área do conhecimento e seus significados; vocabulário
“glossário de botânica”
- HISTÓRIA
BIBLIOLOGIA
na Idade Média e Renascença, reunião, na parte final de um manuscrito ou enfeixada num volume próprio, de anotações, antes interlineares (glosas), sobre o sentido de palavras antigas ou obscuras encontradas nos textos
- dicionário de palavras de sentido obscuro ou pouco conhecido; elucidário
Categorias
Adaptação — assinala os casos em que a matéria original é externa à BD, nomeadamente aquela que tem origem em material literário prévio.
Álbum — toda e qualquer publicação, num volume dedicado, de uma Banda Desenhada independentemente da sua dimensão ou formato
Antologias — publicação em volume dedicado de um conjunto de histórias curtas de BD, previamente publicadas noutros meios, ou inéditas, e que obedecem a um critério de associação específico (autoria, temática ou período p.e.).
Blogs e Sites — assinala blogs e sites criados para a divulgação, análise e critica de BD quer sejam destinados também à BD nacional ou mantidos e animados por portugueses.
Bolsas — assinala a atribuição de bolsas de criação a autores nacionais e destinadas à produção de obras, nomeadamente as Bolsas de Criação Literária da Direcção Geral de Livros, Arquivos e Bibliotecas (ou anteriormente Instituto Português do Livro e das Bibliotecas)
Colóquios — assinala a realização de iniciativas especificas destinadas ao estudo e confronto de opiniões em torno da BD nacional. Incluí também iniciativas como Congressos, Debates ou Conferências.
Concursos — assinala e inventaria Concursos específicos destinados á produção de BD e os autores premiados.
Curtas — assinala especificamente a publicação de histórias curtas e completas em Revistas, Fanzines ou Publicações Periódicas.
Edição digital — assinala os casos em que um Álbum em Publicação original é publicado e distribuído em formato digital
Edição Portuguesa — assinala os casos em que tendo a obra sido publicada originalmente noutro país, foi também objecto de edição nacional ou em português.
Estudos — assinala publicações de estudos, ensaios, biografias, entrevistas ou textos de qualquer tipo dedicados à BD nacional ou produzidos por autores nacionais (mesmo que dedicados à BD no geral). Pode incluir prefácios, posfácios, apresentações ou estudos significativos e incluídos em Álbum ou qualquer outro tipo de publicação. Excluem-se programas e catálogos produzidos no âmbito de Festivais e Exposições que são assinalados em categoria especifica.
Exposições e Eventos — assinala exposições e outros eventos dedicadas à BD nacional
Fanzine — assinala a publicação especifica de uma publicação de amadores dedicados tal como indica o próprio nome (magazine de fans).
Festivais e Salões — assinala eventos especialmente produzidos para a exibição, divulgação, promoção e venda de BD, incluindo a BD nacional.
Formação — assinala actividade de formação e ensino de história, técnicas e linguagem de BD produzidas com objectivo formativo. Quer de caracter formal, quer informal.
Internacional — assinala essencialmente livros de BD publicados no mercado estrangeiro ou livros publicados em Portugal, mas editados noutras línguas que não o português. Mas todo e qualquer evento que contribua ou constitua uma acção susceptível de contribuir para a divulgação internacional da nossa BD além-fronteiras.
Óbitos — assinala o desaparecimento e homenageia, personagens (autores, divulgadores, estudiosos, críticos etc) no âmbito da BD nacional.
Para BD (ou Outras Publicações) — assinala obras que não sendo de BD consideramos interessantes para incluir nesta cronologia por diversas razões. Livros de esboços ou de sketchs; livros de ilustração de autores que também se dedicam à BD, outros produtos que comportem características que justifiquem a inclusão neste universo.
Prémios — assinala a criação, manutenção e resultados de prémios criados no âmbito da BD nacional ou que incluam a BD nacional no seu cardápio de atribuições.
Programas e Catálogos — assinala publicações de estudos, ensaios, biografias ou textos de qualquer tipo dedicados à BD nacional ou produzidos por autores nacionais (mesmo que dedicados à BD no geral) e associados a Festivais e Exposições específicos.
Publicação em Periódicos — publicação de uma Banda Desenhada num jornal ou revista que não seja especificamente de BD. As publicações em revistas dedicadas surgem na categoria Revista de BD.
Publicação Original — assinala a primeira publicação de uma obra em qualquer dos meios possíveis.
Recolha — Publicação em Álbum de uma história de BD anteriormente apenas publicada em partes numa revista ou publicação periódica.
Reedição — como a designação indica assinala as publicações posteriores de uma obra após a Publicação Original. Podem ser obras agrupadas em Álbuns, reedições em Revistas ou em Periódicos. Ou mesmo on-line.
Revista de BD — assinala a criação e existência de uma publicação especificamente dedicada à BD ou a publicação de uma BD especifica numa publicação deste tipo.
Rubricas — assinala rubricas criadas em Publicações Periódicas e Revistas e criados para a divulgação, análise e critica de BD quer sejam destinados também à BD nacional ou mantidos e animados por portugueses.
Tertúlias — assinala a criação e funcionamento de encontros regulares entre autores e interessados na BD realizados em solo português.
Web BD — assinala obras de BD publicas em formato digital e com acesso exclusivo (na sua Publicação Original) apenas on-line.
Etiquetas
A trilogia base das etiquetas é a formada por Ano, Actores e Entidades. Especificando:
Ano — assinala-se aqui o ano específico da “acção” inventariada. Independentemente do ano da criação da obra ou da sua publicação original p.e.
Actores — argumentistas e desenhadores (ou ambos) envolvidos na criação da obra. Mas também Autores de Livros, Directores de Festivais, Participantes em Debates, Autores Expostos, Autores entrevistados, Editores; Autores de Textos, etc. A associação é feita apenas no evento específico assinalado e e sempre que tal informação for considerada relevante.
Entidades — associadas à publicação, nomeadamente casa editora, mas também outras entidades tais como: festivais, clubes, autarquias etc, que apoiaram ou encomendaram a obra p.e., e sempre que tal informação for considerada relevante.