Biografia
Lisboa, 1964
O seu trabalho estende-se pela banda desenhada, o cartoon editorial, o teatro e as suas performances de desenho digital ao vivo.
Na banda desenhada destacam-se a premiada série Filipe Seems (com Nuno Artur Silva) – cujo álbum Ana é apontado como um ponto de viragem na BD nacional – e as inovadoras novelas gráficas A Arte Suprema e Rei(com Rui Zink). Teve histórias expostas e publicadas em Portugal, Austrália, Coreia do Sul, Espanha, França e Itália.
Criou cenografia para várias peças de teatro, entre as quais O que diz Molero e Arte (encenações de António Feio), O Dono do Nada (de Amélia Muge), Como Fazer Coisas com Palavras (com Ricardo Araújo Pereira) ou a ópera Antígono (encenação de Carlos Pimenta).
Nos últimos anos, encontrou no Desenho Digital uma maneira de dar aos seus traços um carácter performativo. Integrou vários espectáculos em Portugal, França, Alemanha, Japão e EUA com músicos, actores e bailarinos, entre os quais, Bulllet, Kalaf, Amélia Bentes, Amélia Muge, Micro Audio Waves, Gino Robair, Gustavo Matamoros, Ellen Fullman, Mário Laginha ou Bernardo Sassetti.
Cruzamentos
Links de Interesse
António Jorge Gonçalves (antoniojorgegoncalves.com)
