Patrícia Guimarães

Biografia

Lisboa, 1985

Animadora 2D e autora de BD, é também docente no Curso Profissional e Técnico de Animação 2D/3D na Escola Artística de Soares dos Reis, no Porto, onde se encontra a desenvolver um clube de BD e um fanzine, “Cão Raivoso”. 

Enquanto autora de banda desenhada, começou o seu percurso em colaboração com diversos fanzines como “Preto no Branco”, “Nicotina” e “O Princípio” e criou juntamente com Joana Tomé, “Your Mouth is a Guillotine”, um fanzine de carácter feminista. 

Publicou “STABAT MATER” (2015), “MANUELinútil” (2016), e “Pêra Verde” (2019), este último pela ocasião da atribuição do Prémio Geraldes Lino no Festival Internacional de BD de Beja, e integrou a antologia colectiva “Nódoa Negra” (2018), editada pela Chili Com Carne.  

Entre 2020 e 2023 publicou algumas pranchas em revistas como “CAIS” (com argumento de Pedro Moura), “STRIPBURGER” e “Caderno Vermelho” e expôs colectivamente em “Portugal Quarantine” no Festival BD de Lyon (FR), “4 Quartos (e são nossos!)”, no Amadora BD e no Festival de Lyon (FR) novamente e ainda “Janela Discreta” com curadoria de Pedro Moura, em Lisboa.  

Paralelamente, tem vindo a trabalhar como animadora 2D em diversos estúdios por todo o país. Ainda este ano, integrou o projecto DES/ORIENTE com duas instalações de imagens em movimento (Mutoscópios) em São Roque, no Porto. 

Cruzamentos

caoraivoso.bd

Links de Interesse

Comics – Patrícia Guimarães


Actividade